Profissionais associados com trabalho social administram e implementam programas de assistência social e serviços comunitários, e assistem clientes a lidar com problemas pessoais e sociais
Nível de habilidade:
Especializado
Verifique se o seu salário
- Intervalo salárial máximo e minimo da maioria dos trabalhadores daq Técnicos de nível intermédio de apoio social - a partir de 1 001 € para 2 382 € por mês - 2025.
- Um/uma Técnicos de nível intermédio de apoio social ganha normalmente entre 1 001 € e 1 420 € brutos por mês em início de carreira.
- Após 5 anos de serviço, aufere entre 1 021 € e 1 510 € por mês com uma semana de trabalho de 40 horas.
Compare seu salário
Descrição de funções
- Recolher informação das necessidades da pessoa e avaliar qualificações e pontos fortes e fracos
- Ajudar pessoas idosas ou com deficiência no acesso a serviços e melhorar as suas capacidades para integração na sociedade
- Acompanhar pessoas a identificar opções e a desenvolver planos de acção para apoio e acesso a recursos comunitários (assistência legal, médica, financeira, apoio social, alojamento, emprego, transporte, cuidados diários, etc.)
- Aconselhar pessoas que habitem em prisões e lares de transição, supervisionar e acompanhar as suas actividades e apoiar nos processos de libertação ou pré- libertação
- Fornecer serviços de intervenção em situações de crise e protecção de emergência
- Colaborar na organização de seminários sobre aquisição de competências, programas de tratamento de abuso de substâncias nocivas, gestão de comportamentos e outros programas de serviços comunitários e sociais
- Apoiar a avaliação da eficácia das intervenções e programas através da monitorização e relato dos progressos das pessoas envolvidas.
- Organizam workshops sobre competências de vida, programas de tratamento de abuso de substâncias, programas de gestão de comportamento, programas de serviços para a juventude e outros programas de assistência social e à comunidade, sob a supervisão de um assistente social ou profissional de cuidados de saúde
- Prestam assistência na avaliação da eficácia das intervenções e programas através da monitorização e comunicação do progresso dos clientes
- Mantêm contacto com outras entidades de serviços sociais, escolas e prestadores de cuidados de saúde envolvidos com os clientes para proporcionar informação e recolher impressões sobre a situação e evolução geral dos clientes