Após comparar o seu salário com o resultado da nossa calculadora de salário, tire as suas conclusões e, se for o caso, peça um aumento ao seu chefe com estas dicas.
Experimentou a nossa calculadora de salário e percebeu que está a receber menos do que seria suposto, de acordo com a sua área de atuação e os anos de experiência? Se for o caso, chegou o momento de pedir um aumento ao chefe.
Pedir o aumento do salário já é um processo que gera stress nos trabalhadores em momentos ditos “normais”, quanto mais em plena pandemia. No entanto, se quer seguir em frente com o pedido, vamos dar-lhe algumas dicas.
Dicas para pedir um aumento do salário ao chefe
1. Certifique-se de que é o momento certo
Antes de ter a conversa com o seu chefe, certifique-se que é o momento certo para tal. Isto porque com a crise, muitas empresas sentiram uma quebra nos ganhos, sendo-lhes impossível aumentar ordenados de momento.
Portanto, antes de qualquer pedido, entenda qual a situação atual da empresa. Funcionários foram despedidos recentemente? Houve uma diminuição na carga horária? Os trabalhadores viram os seus salários diminuírem? Se alguma das situações anteriores se verificar, dificilmente o seu pedido de aumento será aceite.
Então em que circunstâncias deve fazer o pedido?
Caso a situação financeira da empresa não tenha sido afetada pela crise proveniente da pandemia – ou seja, os fatores anteriores não se aplicam –, as metas da empresa têm sido atingidas e o chefe tem mostrado satisfação para com o seu trabalho.
Nestas circunstâncias, a resposta positiva está quase garantida. Com esse valor extra, pode melhorar o seu espaço de trabalho em casa para conseguir obter ainda melhores resultados para a empresa.
No espaço Kasa Continente encontra produtos a preços baixos para melhorar – ou criar – o seu novo local de trabalho. No folheto disponível atualmente encontra mesas a 99€ e espaços de arrumação a partir de 129€.
Agora que analisou as possibilidades da empresa, qual o próximo passo?
2. Faça uma revisão dos últimos meses
Um dos exercícios que deve fazer antes de ter a verdadeira conversa com o chefe é rever os últimos meses, fazendo uma reflexão pessoal. Questione-se o seguinte:
- Fez alguma formação nos últimos meses que trouxe benefícios à empresa?
- Quantos desafios aceitou dentro da empresa? E, desses, em quais obteve o sucesso esperado?
- O seu trabalho impactou positivamente, de alguma forma, a empresa ou a equipa em que se encontra?
- Obteve feedback positivo de colegas de trabalho? E de clientes?
Respondendo a estas questões, terá a reflexão necessária para se valorizar e para dar a conhecer o seu contributo ao chefe.
3. Fale com o chefe da empresa
Finalmente, chegou o momento de preparar a conversa. Tenha uma ideia dos argumentos que vai usar para pedir o aumento e, se o ajudar a estar mais confiante, treine a conversa com alguém antes de chegar ao chefe.
Mas porque deve treinar antes de falar com o chefe? Esse treino irá ajudá-lo a memorizar os argumentos com mais facilidade e, mesmo que o stress lhe dificulte a conversa, os argumentos estarão bem claros na sua mente.
E se o chefe não aceitar esse aumento?
Resumindo, se quer pedir um aumento ao seu chefe, deve:
- Estudar as circunstâncias atuais da empresa, para garantir que é o momento certo;
- Fazer uma revisão dos últimos meses, para saber qual o seu valor e os benefícios que ofereceu à empresa;
- Marcar uma hora com o seu chefe, para uma conversa privada;
Se no final a resposta ao pedido de aumento for negativa, existem várias razões para tal, como a subida do ordenado mínimo. Seja qual for a razão, se continua a querer a valorização merecida, pode optar por a negociar.
Uma das formas de valorização é através de mais dias de férias, dias esses que irão compensar a subida do ordenado não aceite. Outra forma de valorização é receber um prémio monetário anualmente.
Caso não consiga a valorização esperada, mesmo após as negociações, talvez esteja na hora de mudar de trabalho. Encontre outras empresas e candidate-se antes de pedir demissão na empresa em que se encontra atualmente.
Se quer ser valorizado, não tenha medo de o pedir.